O ano de 2020, sem dúvida, foi de muitos desafios. Com todas as adversidades causadas pela pandemia de Covid-19, os impactos na economia, claro, foram muito grandes. No entanto, quando se fala em mercado imobiliário, as consequências do novo coronavírus foram amortecidas por um setor resiliente e que soube, rapidamente, reinventar-se. 

Isso porque as expectativas para 2020 eram muito boas, e mesmo com a pandemia, houve um aquecimento significativo nas vendas do mercado imobiliário. De acordo com a Associação Brasileira de Incorporadoras Imobiliárias (Abrainc), no segundo trimestre de 2020, o número de vendas de imóveis cresceu 10,5% em relação ao mesmo período do ano anterior, o que demonstra tanto a solidez do mercado quanto a grande procura por casas e apartamentos. 

E como vai ser em 2021? A Execute, neste post,  vai mostrar, com mais detalhes, todas as tendências para o mercado imobiliário e para a construção civil no próximo ano. Confira! 

Mercado imobiliário aquecido

Como vimos anteriormente, o mercado imobiliário seguiu a tendência de aquecimento em 2020, porém, claro, houve uma retenção nas vendas de imóveis por conta das instabilidades econômicas, o que é perfeitamente compreensível. O cenário é o seguinte: houve crescimento, porém seria muito maior caso não houvesse a pandemia. 

Na prática, isso significa que as vendas foram reprimidas. Ou seja, a alta demanda ainda está presente no cenário do mercado, apenas esperando por um momento de maior estabilidade. Por isso, a tendência para 2021 é de um grande crescimento, afinal, com a vida retomando a normalidade, a economia voltará aos trilhos. 

Inclusive, alguns economistas apontam para a possibilidade de um novo boom do mercado imobiliário, como visto entre os anos de 2008 e 2013, nos quais o setor imobiliário e da construção civil viveram um momento de grande crescimento. 

Tendência de juros baixos 

Os juros praticados no Brasil nunca estiveram tão baixos. Isso porque a taxa Selic, que é a base dos juros adotada na economia, chegou ao patamar de 2%, o que é um recorde histórico. Desse modo, o crédito se torna mais barato e isso influencia diretamente os financiamentos imobiliários, na medida em que as parcelas ficam com valores menores. 

Essa é a boa notícia para 2021. A taxa Selic vai se manter em níveis baixos durante o ano que vem, pelo menos é o que aponta o Boletim Focus, que é o relatório semanal emitido por economistas do Banco Central sobre as principais variáveis da economia do Brasil. A tendência, portanto, é de juros oscilando entre 2,5% e 2,75%

Mais investidores 

Uma forte tendência para 2021 já é percebida pelo mercado imobiliário em 2020um número maior de investidores no setor imobiliário. O fato, claro, tem muita relação com a taxa Selic, afinal, com os juros mais baixos, a rentabilidade de quem investe, por exemplo, em renda fixa, diminui consideravelmente. 

Assim, aumenta a demanda de investidores à procura de imóveis para investir. O mercado imobiliário é considerado uma moeda forte, o que, na prática, significa que é um setor sólido para investimentos, gerando boa rentabilidade, oscilando muito pouco diante das instabilidades econômicas e, claro, oferecendo muita segurança ao investidor. 

Apartamentos compactos de alto padrão 

Nesse contexto de aquecimento do mercado imobiliário, o segmento de imóveis compactos de alto padrão, sem dúvida, é o que mais chama a atenção. Pois, além de explorar uma nova modalidade de investimentos, o segmento também se desenvolveu muito com a demanda gerada a partir de apps de aluguel de curta temporada.

Assim, os imóveis compactos de alto padrão, como o LIV., da Execute, ganham destaque, justamente por conectar demandas importantes, como qualidade construtiva, infraestrutura voltada a atender todas as necessidades dos moradores, arquitetura contemporânea e serviços exclusivos, preparado para receber hóspedes de plataformas como Airbnb. Essa, com certeza, é uma das principais tendências do mercado imobiliário e da construção civil.

Em 2021, o cenário para o mercado imobiliário é otimista, criando um ambiente adequado para um bom investimento no setor, e pode ser o ano para você fazer um excelente negócio. A Execute é sua parceira para novos projetos de vida! Conheça com mais detalhes os nossos empreendimentos clicando aqui

Gostou das nossas dicas? Acompanhe o blog da Execute e fique por dentro de mais conteúdos sobre o mercado imobiliário!