Trazer uma decoração contemporânea para o apartamento, aliar tendências com o gosto pessoal e deixar o ambiente sofisticado não são tarefas tão complicadas. A sofisticação não vem de objetos caros ou eletrodomésticos supertecnológicos, mas, sim, de organização, criatividade e, claro, bom gosto.

Além disso, com algumas dicas bem simples, você vai criar uma bela decoração e deixar o seu apartamento elegante, funcional e harmônico, auxiliando na rotina de casa e também representando um pouco da sua personalidade em cada detalhe. A Execute, neste post, vai dar algumas sugestões para ajudar você a compor uma decoração contemporânea, incrível e sofisticada. Confira!

As cores do apartamento

As cores utilizadas na decoração, sem dúvida, criam um efeito na proposta estética que você deseja gerar no apartamento. No entanto, a dica é evitar a aplicação de cores saturadas nas paredes dos cômodos, pois elas podem carregar de informação o ambiente, o que traz o risco de criar um espaço sobrecarregado.

Utilize, portanto, cores claras e neutras para as paredes e para os móveis de maior destaque, como sofás, estantes e armários. Assim, você pode trazer objetos, flores e molduras para contrastar com o ambiente clean, a  fim de dar destaque às peças sem correr o risco de sobrecarregar o espaço com informações, mantendo a harmonia e a sofisticação do apartamento.

Utilize espelhos

Trabalhar com espelhos na decoração é sempre muito interessante. Isso porque eles são capazes de trazer requinte aos espaços, ampliar a perspectiva do cômodo e também otimizar a iluminação. Para compor um ambiente mais sofisticado, os espelhos, com certeza, são grandes aliados.

A escolha pelo acessório ideal, no entanto, dependerá do espaço disponível e da finalidade da sua utilização. Você pode utilizar uma peça única e grande, que preencha uma boa parte da parede, ou usar conjuntos de pequenos espelhos, cujo efeito também é incrível. Prefira, contudo, molduras trabalhadas em madeira ou em metal, pois ganham mais destaque na parede. Outra sugestão é evitar o excesso. Muitos espelhos em um mesmo ambiente podem provocar um efeito contrário ao desejado. 

Aposte no metal

Assim como o metal das molduras dos espelhos, outros itens compostos por cores metálicas garantem uma estética sofisticada e contemporânea. Isso porque os objetos ganham destaque em contraste com tonalidades claras e neutras, além de cintilar com mais brilho em ambientes bem iluminados. Molduras de quadros, porta-retratos e luminárias em metal refinam a decoração do apartamento, trazendo um estilo industrial, cuja mistura apresenta simplicidade e muito requinte.

Combine objetos

De todas as dicas que trouxemos até agora, essa é a que permite mais criatividade. A combinação de itens decorativos vai depender do gosto pessoal e do quanto a demonstração da personalidade está inclusa na composição. Com organização e equilíbrio, é possível criar um ambiente sofisticado, sem perder o charme da exclusividade.

Por isso, está liberado combinar nas estantes, prateleiras e mesas itens como vasos de plantas, discos de vinil, livros e artigos artesanais. Além disso, uma forte tendência é misturar elementos modernos com artigos vintages. A combinação costuma produzir um efeito estético harmônico e bastante refinado. Portanto, deixe a criatividade guiar você!

Com sugestões simples, é possível transformar a decoração do seu apartamento, deixando-o sofisticado, inspirador e único! Quer saber mais dicas? Acompanhe o blog da Execute e não perca nossos conteúdos! 

Leia mais: Estilo de vida contemporâneo: o que se procura em um apartamento?