A primavera teve início em setembro e, além de colorir as ruas com o florescimento das flores, a estação também pode auxiliar na construção de uma decoração impecável para o seu apartamento. Cores e perfumes vão agregar ao ambiente um clima mais charmoso e aconchegante na rotina de casa. 

Com ideais simples, você vai transformar a decoração do apartamento combinando itens de casa com o auxílio das plantas e das flores em destaque na estação. Neste post, a Execute separou algumas dicas para você utilizar plantas em casa e decorar os ambientes. Confira!

Combine elementos

Ter  plantas como parte da decoração é trazer mais natureza à sua vida. Além da estética sofisticada e elegante, elas também auxiliam na diminuição do estresse e na manutenção do bem-estar. E muito se engana quem pensa que é necessário um grande espaço para cultivá-las, pois em áreas menores as plantas também são bem-vindas e, quando combinadas com outros elementos decorativos, elas acrescentam ainda mais charme ao apartamento. 

Combinar, por exemplo, uma parede de cimento queimado, cuja tonalidade é mais escura, traz um contraste elegante com o verde das plantas. Elas podem ser colocadas em vasos em um nível abaixo dos demais móveis, podem servir de decoração em cima de uma mesa de canto ou então colocadas em prateleiras em um nível médio da parede. No entanto, sempre analise as condições de iluminação natural quando for acrescentar alguma planta em sua decoração.

Você também pode trazer alguma espécie de planta com cores bem destacadas para colocá-la como um atrativo mais relevante na decoração. Funciona muito bem com mesas de centro. Uma mesa de centro rústica, por exemplo, pode abrigar um Antúrio, planta de fácil cultivo e que traz um lindo contraste entre o verde escuro de suas folhas e o vermelho forte de suas flores.

Escolha um bom lugar

Assim como qualquer outro elemento decorativo, as plantas não podem trazer dificuldades e atrapalhar a mobilidade dentro do apartamento. Por isso, para deixar o ambiente harmônico e esteticamente agradável, existem muitas alternativas. Além do uso tanto no chão quanto em cima de outros móveis, elas também podem ficar suspensas, o que traz economia de espaço e um destaque muito charmoso à planta.

Muitas espécies ficam lindas quando suspensas, como o Filodendro-brasil, a Maranta e a Jiboia, plantas com diversidade nos tons de verde. A escolha de um local ideal para colocá-las, claro, vai depender da incidência de luz solar no seu apartamento, mas, em geral, escolha pontos próximos às janelas e que vão receber raios solares em horários mais amenos, como início da manhã ou final da tarde.

Jardim vertical

Os jardins verticais, com certeza, aliam praticidade e beleza e podem revolucionar a decoração do seu apartamento. Reserve uma parede para esta finalidade e garanta sofisticação e muito charme. Existem muitas maneiras de se fazer um jardim vertical, seja com o uso de suportes para vasos pequenos, seja com treliças em madeira. Os formatos e os estilos vão depender do gosto e dos demais elementos que compõem a decoração da casa.

Essa sugestão acaba sendo uma escolha muito versátil e, ao mesmo tempo, um espaço de contemplação da natureza. Você pode utilizar flores típicas da primavera, como os Lírios-da-paz, as Bromélias e as Orquídeas, por exemplo, ou também optar por cultivar temperos, como o manjericão, o alecrim e a salsa.

Escolha plantas para a sua rotina

Qualquer espécie de planta exige alguns cuidados para o cultivo — algumas mais mais do que outras —, mas é fundamental destacar a importância de escolher plantas das quais você irá poder cuidar sem afetar o seu dia a dia. Pesquise sobre a rega, a poda e necessidade de iluminação de cada espécie que você deseja para acrescentar na decoração do seu apartamento, escolhendo a que melhor se encaixa na sua rotina.

Extrair a beleza e o aroma das plantas para dar mais vida à sua casa é ainda mais fácil na primavera. Com ideias de simples aplicação, você vai realçar a sofisticação do seu cantinho e trazer mais bem-estar ao seu dia a dia. Gostou das nossas dicas? Acompanhe o blog da Execute e fique por dentro de mais sugestões!