A origem do bairro, claro, está ligada ao Jardim Botânico de Porto Alegre,  inaugurado em setembro de 1958, sendo um dos cinco maiores do Brasil. A partir disso, deu-se início ao processo de urbanização do bairro tal qual o conhecemos hoje, sem abandonar a grande área verde do jardim e das praças que compõem a região.

Além da arborização, o bairro Jardim Botânico também é reconhecido pela excelente localização, por ser uma região sossegada e por ter vários outros atributos que levam qualidade de vida aos seus moradores. O tradicional bairro de Porto Alegre possui detalhes encantadores, e nós, da Execute, vamos apresentar todos os diferenciais do Jardim Botânico neste post. Vamos conferir!

Infraestrutura do bairro

Uma das maiores vantagens de se viver no Jardim Botânico, com certeza, é a possibilidade de se ter tudo o que precisa bem pertinho de casa. A infraestrutura do bairro é completa, o que significa ter os principais centros comerciais, lojas de conveniência, restaurantes, escolas, instituições de ensino superior e hospitais a poucos metros de distância. 

No Jardim Botânico, por exemplo, os moradores têm opções de grandes supermercados, como o Bourbon Shopping Ipiranga, além de contar com grande variedade de minimercados e restaurantes das mais diversas vertentes gastronômicas. Ademais, o bairro abriga um dos maiores hospitais de Porto Alegre, o Hospital São Lucas da PUCRS.

Opções para ensino superior no bairro

Por falar no Hospital São Lucas, não tem como falar do Jardim Botânico sem citar as instituições de ensino localizadas no bairro. O Hospital faz parte do enorme conjunto educacional do campus da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), uma das melhores instituições do Brasil. 

O bairro também conta com um dos campus mais tradicionais da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), a Escola de Educação Física, Fisioterapia e Dança (ESEFID), além de estar muito próxima a outro campus da universidade federal, a Faculdade de Biblioteconomia e Comunicação (FABICO).

Sossego ou agito?

Um dos principais benefícios de se viver no Jardim Botânico é, sem dúvida, aproveitar a tranquilidade do bairro. Embora seja seguro e calmo, o sossego pode ser facilmente trocado pelo agito em poucos minutos. Isso porque o bairro é vizinho de muitos outros onde a vida noturna se destaca. Dar um pulo na Cidade Baixa ou no Bom Fim, por exemplo, é fácil e rápido e vai garantir a animação para o fim de semana.

Bairro ideal para atividades físicas

No Jardim Botânico, além do famoso jardim, várias praças ajudam a formar uma das regiões mais arborizadas de Porto Alegre, na qual a prática de atividades ao ar livre se torna ainda mais agradável. A topografia planificada do bairro também favorece a prática de esportes como caminhadas, corridas e ciclismo. 

Além disso, os moradores também têm inúmeras opções de academias e quadras poliesportivas no bairro, ou seja, levar uma vida mais saudável, com uma rotina ligada aos mais variados tipos de esporte, é uma vantagem para quem vive no Jardim Botânico e, claro, faz uma grande diferença na qualidade de vida.

Para quem sonha em viver bem, com sossego e muita qualidade de vida, o Jardim Botânico, com certeza, é uma das melhores opções de bairro em Porto Alegre. No entanto, vale ressaltar que, para desfrutar ainda mais do que o bairro tem a oferecer, é essencial morar em um empreendimento que proporciona conforto e tranquilidade, não é mesmo? Assim, o Montjuïc, da Execute, pode garantir tudo o que você precisa para viver bem! Conheça nosso apartamento decorado aqui

Gostou das nossas dicas? Acompanhe mais conteúdos no nosso blog

Leia mais: Montjuïc: por que o empreendimento é uma boa aposta pós pandemia?