O mercado imobiliário, historicamente, sempre esteve associado a um tipo de investimento seguro, duradouro e resistente à volatilidade, além de remeter à garantia de valorização futura. Assim, mesmo diante de crises econômicas, é um setor capaz de gerar excelentes recursos para o portfólio de qualquer investidor, sendo, inclusive, um dos mercados mais procurados em momentos de instabilidade

As projeções do início de 2020 mostravam um aquecimento ainda maior do que o já apresentado no ano anterior. Como vimos, no entanto, devido à pandemia do novo coronavírus e de todas os seus efeitos de restrição social, o mercado desacelerou por conta do susto inicial, mas está se encaminhando novamente a um processo de aquecimento, justamente por causa de seus atributos ligados à segurança e à valorização.

A Execute, portanto, selecionou para você alguns motivos que fazem o mercado imobiliário uma opção de investimento seguro para você. Vamos conferir!?

Histórico Resiliente

Para argumentar a respeito da segurança que o mercado imobiliário traz ao investidor, basta analisarmos o histórico de comportamento do setor diante de momentos instáveis no país. As crises econômicas pelas quais o Brasil atravessou nos últimos anos não afetaram os rendimentos de quem possui imóveis em carteira de investimentos. Os motivos são vários — demanda sempre em alta, valorização acima da média de outros rendimentos e também por ser um bem durável. 

O histórico favorável e a valorização estimulam não só investidores experientes, mas também incentivam quem investe pouco e com recursos menores. O mercado imobiliário é um porto seguro para quem quer aplicar seu dinheiro sem receios de perda, de desvalorização ou de oscilação de renda, representando um tipo de investimento mais seguro e menos volátil do que o do mercado de ações ou de renda fixa.

Valorização

Em outro momento aqui no blog já tivemos a oportunidade de falar sobre este ponto: imóveis são moedas fortes e, por isso, voltamos a reforçar o tópico. Fatores como a durabilidade e a demanda crescente estimulam a valorização do produto. Alguns atributos do imóvel, contudo, favorecem o aumento do valor como a localização, a infraestrutura e os serviços oferecidos. Essas características, sem dúvida, agregam valor ao seu investimento, o que impulsiona uma rentabilidade muito maior do que outros tipos de investimento a médio e a longo prazo.

Uma das grandes vantagens do mercado imobiliário é o leque de opções que o investidor tem — a venda, o aluguel tradicional e, agora, com o que a tecnologia tem nos proporcionado, a locação por curta temporada. Assim, também se abre uma excelente oportunidade a curto prazo de bom rendimento e com muita segurança. A Execute, atenta a essa nova tendência, oferece opções exclusivas para quem procura investir em cada segmento do mercado imobiliário.

Segurança em seu portfólio

A pandemia do novo coronavírus trouxe uma observação em relação à segurança nos investimentos. Muitos investidores têm realocado seus recursos para o mercado imobiliário, primeiro, pelo fato de ser uma opção segura, e segundo, por ser um ambiente menos afetado pela crise em comparação a outros setores e outros tipos de investimento.

O movimento chama bastante a atenção pela procura por diversificação do portfólio de investimento — ou seja, o imóvel também entra no contexto da crise econômica como um ingrediente a mais para a estabilidade financeira do investidor, na medida em que o patrimônio imobiliário não oscila como os demais. 

Investimentos pós-pandemia

As boas expectativas para este ano não arrefeceram com os efeitos da pandemia. Obviamente, o fluxo de vendas diminuiu nos últimos três meses, o que significa um momento de resguardo de quem quer investir. A demanda, no entanto, ainda é muito alta e vai ser retomada com força o mais breve possível, seguindo o bom ritmo de aquecimento que vinha mostrando, a partir do segundo semestre e do começo do ano que vem. 

Além do mais, temos visto uma série de mecanismos de estímulo, tanto do governo quanto das principais instituições financeiras, para atrair mais investidores com facilidades no pagamento de imóveis. Isso porque o mercado imobiliário é um dos motores de aceleração da economia, sendo um canal de crescimento do PIB.

Essas facilidades, que vão desde a baixa histórica da Taxa Selic até a flexibilização do pagamento de financiamentos habitacionais, também impulsionam a entrada de novos consumidores no mercado, o que aumenta ainda mais a demanda por imóveis e estimula a valorização dos produtos com os melhores atributos.

O mercado imobiliário, sem dúvida, proporciona um dos investimentos mais práticos e estáveis. Para fazer o melhor negócio, você precisa ter atenção aos atributos do imóvel, além de procurar por uma empresa de confiança. A Execute  tem ótimas opções para você realizar um investimento seguro e rentável. Saiba mais aqui

Gostou das nossas dicas? Então confira a última live que fizemos sobre a COVID-19 e o mercado imobiliário e entenda melhor sobre as oportunidades que você pode abraçar neste momento!