O investimento imobiliário é excelente por diversas razões, no entanto em tempos de crise acabam ganhando destaque. Devido a alguns fatores, como o seu alto valor tangível e à possibilidade de valorização, eles se tornam a melhor opção de investimento durante e após períodos conturbados, assim como o que vivemos hoje em função da pandemia do novo coronavírus (Covid-19)

Na atual conjuntura econômica, por exemplo, encontramos um cenário de estímulo à retirada de crédito ao menor custo já praticado em nosso país e períodos de carência para realização de financiamentos imobiliários. Tudo isso nos leva a fazer a escolha que oferece maiores vantagens para quem investe. Está curioso para saber quais são elas? Veja, a seguir, neste post

Segurança patrimonial

Nos momentos de crise, precisamos pensar a longo prazo e apostar em segurança, isto é, em setores que desfrutem de flutuações menores de preço. Nesse caso, comprar um apartamento em um bom empreendimento é o mesmo que não correr os altos riscos da volatilidade existente no mercado de capitais — e isso é tudo o que precisamos em períodos econômicos turbulentos.

Além disso, escolher a solidez do mercado imobiliário faz com que você adquira um patrimônio consistente, ou seja, que sempre será visto como uma garantia diante de qualquer situação. Por isso, agora você pode optar por equilibrar seus investimentos e passar a contar com a segurança de um negócio que não perde valor ao longo do tempo.

Rentabilidade

A rentabilidade está presente em todos os estilos de investimento, e é importante conhecer bem o potencial de retorno do seu ativo para ter ganhos com o investimento feito. No mercado imobiliário, você encontra a possibilidade de não só comprar um imóvel e ter a segurança de seu valor patrimonial, mas de gerar renda a partir de locações com a remuneração que os aluguéis oferecem. 

Há alguns anos, o mercado imobiliário vem lançando produtos compactos, criando um novo nicho de rentabilidade mais atrativa em relação ao aluguel convencional por meio da modalidade de aluguel de curta temporada, podendo ser essa a grande opção para você que deseja fazer do seu imóvel um bem rentável.

Outro ponto importante que abordamos anteriormente fala a respeito do mercado imobiliário se distanciar da instabilidade do investimento em ações. Mesmo em momentos conturbados, em que é possível enfrentar crises de liquidez, como por exemplo, não conseguir vender ou alugar o imóvel em um prazo curto de tempo, esse bem continua sendo uma opção rentável e segura por permanecer em constante valorização, dificilmente trazendo perdas a você.

Além disso, é necessário ressaltar que em 2020, o índice da Taxa do Sistema Especial de Liquidação de Custódia (Taxa Selic) apresentou o menor índice já registrado no Brasil. Isso significa que a rentabilidade dos investimentos em poupança e renda fixa, por exemplo, é quase nula, considerando a inflação do período investido. 

Somando esse cenário a perfis de investimentos mais conservadores ou carteiras mais diversificadas, é possível que sejam procurados novos ativos para os seus recursos, e os imóveis são uma ótima saída, tanto pela já citada valorização patrimonial quanto pela rentabilidade do aluguel gerada, sendo a opção mais segura de investimento no atual cenário com a volatilidade do mercado financeiro.

Valorização

Por fim, mas não menos importante, é necessário destacar a vantagem que é ter um bem com valor tangível. Ao investir no imóvel dos seus sonhos, além da conquista, você conta com a possibilidade de valorizá-lo e torná-lo ainda mais rentável a curto, médio e longo prazo. Isso ocorre porque esse é um ativo que, em diferentes períodos, continua sendo valorizado por diversos fatores, entre eles:

Ter uma localização privilegiada que permita estar próximo a grandes polos comerciais e chame a atenção dos consumidores que passam grande parte do seu tempo dedicando sua energia ao trabalho;

Contar com acabamentos de alto padrão que reforcem a qualidade do produto e gerem muito valor para o investimento;

Ter um bom projeto arquitetônico que conte com um layout de apartamento pensado para ser funcional, iluminado e ventilado com o objetivo de promover mais qualidade de vida e redução de custos para o usuário;

Oferecer segurança e uma ótima infraestrutura, tanto a partir do empreendimento quanto da região onde está localizado. Esses fatores fazem toda diferença quando se busca viver ótimas experiências;

Ter atenção à acessibilidade e à possibilidade de melhorar as condições do imóvel também são pontos importantes no quesito valorização. Nesse contexto, é possível fazer mudanças e transformar o apartamento com reformas e manutenções, gerando ainda mais valor para o seu patrimônio.

Ou seja, o investimento imobiliário deve ser uma das principais opções da atual conjuntura econômica em tempos mais turbulentos, pois além de se diferenciar das outras modalidades de negócio devido ao risco minimizado, ainda gera a você uma renda passiva. Gostou das nossas dicas? Então faça essa escolha e continue acompanhando mais informações no nosso blog!