Em tempos de quarentena, em que passamos mais tempo em casa devido a pandemia do novo coronavírus (Covid-19), é possível aproveitar o tempo livre para organizá-la e, com isso, manter a mente ocupada. Muitas vezes, a rotina agitada impede que nos dediquemos a essa tarefa como gostaríamos e, então, este pode ser um bom momento para colocar o seu lar em ordem, trazendo mais qualidade de vida para os dias de isolamento social.

Pensando em ajudar você neste processo, nós, da Execute, separamos algumas dicas. A ideia é que família toda aprenda as lições de organização e limpeza e transforme o dia a dia da sua casa. Prontos para anotar as nossas indicações!?

Dividir por categorias

Divida a organização por categorias. Isso vai ajudar você a não deixar nenhuma roupa de fora do cesto. Ou seja, a proposta é juntar todos os itens da casa que pertençam a uma categoria e começar a organizá-las na seguinte ordem:

  • Roupas;
  • Livros;
  • Documentos;
  • Itens variados;
  • Objetos de valor sentimental.

Essa estratégia faz parte das lições que a consultora japonesa, Marie Kondo, especialista em métodos de organização doméstica, descreve no seu livro “A Mágica da Arrumação”, um best seller com milhões de cópias vendidas em todo o mundo. Em cada uma dessas categorias, você vai fazer as seguintes ações: descartar, guardar ou doar, realizando um bem a quem precisa de ajuda, seja este um objeto de casa ou pessoal, ou peças de roupa que você não usa mais.

Fazer um cronograma

Faça um cronograma e crie uma rotina de organização. Se todos os cômodos da casa precisam de algum cuidado (seja organização ou limpeza), é importante selecionar os dias em que você tem mais disposição na semana para arrumar cada um deles e fazer a faxina necessária. Além disso, com uma organização de categorias, dias e horários, você pode tornar esse momento mais leve e produtivo

Durante a limpeza, a dica é: comece pelo cômodo mais crítico e vá vencendo cada um deles por etapas. E para que a casa esteja sempre em ordem, compartilhe esse momento com a família inteira. Dessa forma, todos poderão contribuir, criando um sentimento de compromisso e responsabilidade com a rotina de arrumação.

Usar etiquetas e caixas

Use a estratégia da etiquetagem e da organização em caixas para manter tudo em ordem. Um dos objetivos das caixas, por exemplo, é fazer com que roupas íntimas, meias, remédios, etc., não fiquem espalhados em uma gaveta. 

Uma boa dica é utilizar caixas transparentes para guardar suas coisas, de forma que você possa sempre enxergar o que tem dentro, facilitando o seu dia a dia, bem como usar caixas menores para agrupar objetos com o mesmo tamanho e mesma função.

Já as etiquetas são muito utilizadas para organização de armários e salas de brinquedo, utensílios de cozinha e também os alimentos na despensa. Servem para orientar o que deve estar em cada espaço, tornando mais prática a sua vida e da sua família.


Não ter medo de praticar o desapego

Nos momentos de arrumação e organização é importante vencer o medo do desapego e sentir exatamente o que você deseja (e precisa) guardar e o que pode ser descartado ou doado. É a hora de decidir se vale a pena juntar os jornais velhos e aqueles papéis que você nem lembrava que estavam guardados no armário. Assim como é a hora de encontrar aquelas fotos antigas de família e organizá-las todas em um álbum, transformando aquilo que estava perdido em uma linha do tempo da história da família.

O momento que vivemos pede mudanças e praticar o desapego é umas delas. Se despedir daquilo que não tem mais valor para você pode mudar completamente a energia da casa. A organização influencia, até mesmo, na produtividade de todos que estão fazendo home office neste período. E em situações em que passamos muito tempo em casa é preciso tomar este cuidado, priorizando o hábito de arrumar todos os cômodos do seu lar, sem acúmulos e excessos.

Portanto, a nossa última dica é: procure sempre sentir o que deve ficar e o que está pronto para ir e, assim, transforme o seu lar. Gostou das nossas indicações? Então continue acompanhando o blog da Execute e veja mais conteúdos como este!