Em uma cidade grande e diversa como Porto Alegre, existem bairros que marcam por sua atmosfera e energia acolhedora. O Petrópolis é um desses lugares. Reconhecido por ser sinônimo de bem-estar e qualidade de vida, o Petrópolis reúne moradores de diferentes idades e estilos – um dos motivos que o torna um local tão incrível. A região é cortada por uma das principais vias de acesso à cidade, a Avenida Protásio Alves, e possui comércio variado, opções de lazer, empreendimentos de alto padrão e ruas arborizadas. 

Para quem valoriza praticidade e qualidade de vida, o Petrópolis é o lugar ideal para morar. Nesta publicação, nós, da Execute, apresentamos as potencialidades que fazem esse bairro ser tão querido pelos porto-alegrenses. Confira!

Localização privilegiada


Localizado em uma área nobre e central, o Petrópolis está perto de tudo. 

Vizinho dos bairros Santa Cecília, Jardim Botânico, Rio Branco, Bela Vista, Três Figueiras e Jardim do Salso, o Petrópolis está localizado em uma região nobre da cidade e fica perto de tudo. A zona é bastante independente e possui comércio próprio, lojas diversificadas, bons restaurantes, feiras orgânicas, supermercados e serviços em geral – o que torna a conveniência uma das principais características do lugar.

Além disso, a mobilidade dos moradores também está garantida: o bairro é composto por vias importantes da cidade, como as avenidas Protásio Alves, Senador Tarso Dutra, Carlos Gomes, Nilópolis e Ipiranga. Ou seja, é perfeito para quem busca comodidade no dia a dia.


Natureza abundante


Praças preservadas e com diversas atividades culturais estão espalhadas pelo bairro – Crédito: Alex Blăjan.

No início da urbanização de Porto Alegre, os primeiros moradores que vieram ao Petrópolis foram atraídos por suas colinas verdejantes. Ainda hoje, quase um século depois, essa ainda é uma característica da região. O bairro é conhecido por suas ruas arborizadas, suas diversas praças preservadas e por ser uma das áreas que mais permite o contato com a natureza na capital gaúcha.

A Praça Mafalda Veríssimo, localizada na Rua Felipe de Oliveira, é um ótimo exemplo. Ela foi revitalizada neste ano e recebe regularmente atividades como o movimento “Vive Petrópolis”, que promove atividades culturais ao ar livre e busca preservar a história do bairro. A Praça da Vitória, na Rua Mario Leitão, também é um ponto de encontro dos moradores. Nela há quadras polipoesportivas e espaço para a prática de atividades físicas, além de brinquedos e muito verde. 

 Pluralidade  


No Petrópolis, você encontra desde ruas tranquilas até complexos culturais movimentados – Crédito: Omar Freitas.

O Petrópolis é um dos bairros mais plurais de Porto Alegre. A região é essencialmente residencial, mas sua localização nobre e central a deixa perto de diversos locais interessantes da cidade. Além das principais universidades, como a PUCRS, a UFRGS, a Unisinos e a UniRitter, o bairro está ao lado do Shopping Iguatemi e de instituições culturais como o Instituto LING, complexo que reúne cursos, eventos, galeria de arte, espaços multiuso e gastronomia. O melhor de tudo é que a grande maioria das ruas é tranquila e convida os moradores a apreciar a paisagem a pé ou de bicicleta. 

Restaurantes e bares diferenciados


Área externa do Complex, ideal para um happy hour – Crédito: divulgação.

Com opções para todos os gostos e paladares, o bairro Petrópolis oferece uma gama diversa nos quesitos restaurantes e bares. É possível realizar um verdadeiro tour pelas possibilidades gastronômicas disponíveis – com direito a explorar diversos tipos de programações diferentes. Na Av. Protásio Alves, está o Complex, espaço que reúne três restaurantes, um coffee bar e uma estação de pokes, temakis e sushis. Lá, você pode degustar assados suculentos na Parrilla, café da manhã e lanches no Lemonade Coffee Bar, comida japonesa no Let’s Roll e pratos especiais preparados por chefs convidados no Cozinha Anexa.

Já para quem aprecia comida saudável, saborosa e sem nada de origem animal, há o Vê – Empório e Restaurante Vegano. Hambúrgueres, lasanhas e risotos produzidos com ingredientes selecionados e queijos vegetais que conquistam até mesmo quem não é vegetariano. Ainda na Av. Palmeira há a Giardinetto Pizzaria, trattoria italiana com pizzas, pastas e pratos típicos. 

Esses são apenas alguns dos recantos e encantos que nos fazem amar o Petrópolis. E você? O que mais gosta no bairro? Conte para nós aqui nos comentários! Se estiver passeando por lá, aproveite para conhecer o LIV., novo empreendimento da Execute que apresenta um novo conceito de viver.